domingo, 15 de julho de 2012

Mudanças

Há alturas na vida em que sentimos uma extrema necessidade de mudar! Podemos referir-nos a mudanças de alto impacto, como seja mudar de trabalho, quando aquele já não nos satisfaz e nos torna infelizes, dia-após-dia (se tivermos oportunidade de o fazer, porque com a dita crise isto não anda fácil... e a maioria de nós sujeita-se ao que tem e reza para não perder o emprego) ou mudar de cidade, na busca de condições melhores do que as atuais. Mas na maioria dos casos referimo-nos a coisas mais pequenas, como mudar de café (quando nos fartamos de ver sempre as mesmas pessoas), mudar de perfume (porque aquele nos faz lembrar pessoas/situações que não valem a pena ser relembradas), experimentar situações/actividades novas, sendo, julgo eu, o mais comum a mudança de visual (comprar roupa nova, de um estilo diferente do habitual, fazer um novo corte de cabelo, mudar a maquilhagem, etc.). Apesar de pequenas, podem ser muito poderosas estas mudanças...

Pois bem, movida por uma necessidade de mudar, este fim-de-semana decidi ir cortar e pintar o cabelo. Já não o fazia há uns tempos, e a sensação foi bastante mais libertadora do que estava à espera... ao mesmo tempo que me sentia diferente, sentia-me mais eu! Para quem não compreende, estas idas ao cabeleireiro para as mulheres podem ser mais complexas do que parecem. Passo a explicar, muitas mulheres têm um medo enorme da mudança... preferem o corte habitual, a mesma cor, preferencialmente, executados pelo mesmo cabeleireiro, que frequentam desde que se lembram porque assim nunca ficam "mal" (não tem que enganar!!!). Claro está que, como contra-partida, nunca saberão se, de facto, aquele corte/cor/cabeleireiro são os ideais para elas. Não porque não existam opções, mas porque elas não se encontram dispostas a experimentar situações novas, fora da sua zona de conforto, muitas vezes fruto de uma má experiência no passado que as leva a não querer repetir "a aventura". Para estas pessoas, por vezes, a mudança caba por chegar no dia em que se olham ao espelho e não gostam do que vêm e dizem "Que se lixe, é hoje que vou experimentar fazer X ou Y com o qual tenho sonhado há anos, mas nunca tive coragem", é o seu "Grito do Ipiranga" e, só aí, se apercebem o quão parvas foram por não o ter feito mais cedo (quando gostam do resultado claro! Senão, aí vem pranto!!).

Se pensarmos bem, todos fazemos coisas destas no nosso dia-a-dia... empurramos com a barriga montes de decisões que poderiam muito bem ser tomadas "hoje" por uma questão de conforto, geralmente, emocional, porque não nos apetece ou não temos cabeça para lidar com determinados problemas, porque não é urgente (logo, à bom português, podem muito bem esperar) ou simplesmente, porque não temos coragem de as tomar, porque tememos as suas reais repercussões, porque não estamos 100% certos de que sejam o certo/a melhor opção, porque temos medo de nos arrepender e preferimos continuar como estamos, porque "mais vale o morno do que o frio".... mas então e o quentinho? Não é melhor?

Pois bem, fechando este círculo de ideias, eu própria procuro o "quente" e tento encontrá-lo em todas as áreas da minha vida... e às vezes, pequenas mudança (como sejam mudar a cor de cabelo) fazem-nos sentir mais confiantes, optimistas e isso naturalmente refletir-se-à na nossa vida.

Esta foi a minha opção... cabelo com reflexos ruivos! Vamos ver o que esta mudança me trará (além de uma belas de umas raízes daqui a uns meses!!!!) :P




Tenham uma bela semana, de preferência, com solinho!!

PS.: Já agora, partilho convosco uma coisa que aprendi hoje... sabiam que a palavra "Arrependimento" vem do Grego μεταμέλεια - Metanóia (Meta=Mudança, Nóia=Mente) e significa Mudança de Mentalidade... não deixa de ser curioso!



6 comentários:

  1. Agora pareces mais a Babila que eu conheci no Sá de Miranda!
    Que saudades :D

    ResponderEliminar
  2. Sim!! Tb senti isso quando me vi ao espelho! :) Não sei se tenho saudades dela (eu!! lol) nessa altura, gosto mais de mim agora :P Mas, sem dúvida, sinto saudades desses tempos! bjinho gd

    ResponderEliminar
  3. Babila muito boa a mudança, eu sou sempre a favor lol.
    E o ditado está muito correcto: QUEM MUDA DEUS AJUDA!
    Como sabes dei uma bela de uma reviravolta às uns tempo se não poderia estar melhor, por isso! Força aí nas mudanças!!!!
    Beijinho

    ResponderEliminar