A pedido de uma grande amiga minha, publico a receita da "minha famosa" Mousse de Ananás. Trata-se provavelmente da única sobremesa que sei fazer sem necessidade de instruções porque já a memorizei de tantas vezes a fazer. É a sobremesa que levo geralmente a festas, jantares e afins, porque, como já disse, sei a receita de cor, é simples e rápida, utiliza ingredientes que geralmente tenho sempre na despensa e, como é muito leve e saborosa, costuma ser um sucesso. Esta receita não é minha, nem é uma tradição da minha família, mas foi-me dada há uns anos pela mãe de um amigo meu. Por isso, os créditos não são meus.
- 4 claras de ovos
- 1 lata de leite condensado (podem optar pela variedade light se preferirem que não perde o sabor)
- 1 lata grande de ananás cortado em pedaços
- 1 embalagem de gelatina de ananás (2 saquetas)
Modo de preparação:
- Bater as claras de ovos em castelo.
- Escorrer o ananás, reservar a calda num tacho e colocar, de seguida, em lume brando. Á medida que a calda vai aquecendo, adicionar o conteúdo em pó de 2 saquetas de gelatina e dissolver muito bem. Retirar do lume antes que levante fervura (ou seja, aquecer o suficiente para ajudar a dissolver a gelatina em pó na calda do ananás).
- Colocar o ananás no recipiente final, adicionar o leite condensado e as claras em castelo e misturar muito bem.
- Adicionar, finalmente, a gelatina dissolvida ao preparado e envolver levemente até obter uma mistura homogénea.
- Tapar com película aderente e colocar a solidificar no frigorífico. NB.: Se possível, fazer a sobremesa no dia anterior e deixá-la durante a noite no frigorífico para que solidifique bem.
- Imediatamente antes de servir, quando já estiver bem solidificada, pode decorar-se a sua superfície com pedacinhos de ananás ou outras frutas, polvilhar com chocolate granulado ou bolacha Maria esmagada, flores decorativas, etc., a gosto.
NOTA: Podem fazer esta sobremesa utilizando outros sabores (ex.: pêssego ou manga), que fica igualmente saborosa, basta uniformizar os sabores das gelatinas e utilizar as caldas em lata destes frutos. esta sobremesa pode ser feita num recipiente grande, ou em taças individuais / copos, de acordo com a preferência.
PS.: As fotos não são da minha autoria, mas escolhi da net aquelas que me pareceram ser mais fies ao aspecto final que a sobremesa deverá apresentar... sobretudo a da taça grande, com as bolhinhas de ar em cima e tudo.
Agora já sabem, se forem convidados para um jantar assim meio de repente (tipo no dia anterior) e quiserem levar uma sobremesa feita por vocês, esta é uma excelente opção!
Experimentem :)

Babilinha, que tu foste fazer=) Receitas da tua mamã, uma das melhores cozinheiras de sempre=) Recordo com muita saudade os jantares e lanchinhos feitos pela tua mãe, eram os nossos momentos de relax, naquela semana exautiva a fazer o trabalho de saúde pública do 5º ano. A ver se em Outubro fico com uma vida mais tranquila para combinarmos a tua visita a minha Covilhã. Beijinho bom
ResponderEliminarEstarei de férias em Outubro, por isso tenho mais disponibilidade. Diz qualquer coisa querida e combinamos. ;) Bjinho grande
EliminarObrigada Babi!!! =)
ResponderEliminarDe nada Marininha! :)
Eliminar